Ossobuco ao vinho tinto

Prato tradicional na região da Lombardia, o ossobuco é popular na Itália, mas até pouco tempo  não era muito consumido no Brasil. Mais recentemente ganhou status e conquistou as mesas dos melhores restaurantes. 
Na verdade, o ossobuco nada mais é do que o conhecido músculo, só que cortado em rodelas grossas com o osso ao centro, dentro do qual fica o tutano, rico em proteínas e com alto valor nutritivo.
Como é cortado na transversal da fibra, necessita de cozimento vagaroso. Mas vale a pena! Seu aroma e sabor são excepcionais.


6 ossobucos
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tomilho fresco (e/ou outras ervas de sua preferência)
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
3 cebolas picadas
6 dentes de alho amassados
3 folhas de louro
3 cenouras em rodelas
2 colheres (sopa) de orégano
2 xícaras de vinho
2 xícaras de água
2 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga

Tempere os ossobucos com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Deixe repousar por, no mínimo, 1 hora. coloque a farinha de trigo em um prato e empane as carnes dos dois lados. Em uma panela, coloque o óleo e doure os ossobucos dos dois lados. Retire da panela e reserve.
Na mesma panela, adicione a manteiga e doure a cebola até amolecer, junte o alho e refogue. Acrescente o louro, a cenoura, o orégano, folhas de tomilho, o vinho tinto e a água. Misture bem e adicione os ossobucos. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, na panela de pressão, ou 2 horas, em panela comum. Abra a panela e verifique o molho. Se não estiver espesso, deixe ferver com a panela aberta até adquirir a consistência desejada. Sirva bem quente, acompanhado por polenta, arroz branco, purê de batatas... 

Comentários

Postagens mais visitadas