Biomassa de banana verde
Quem pensa que a biomassa de banana verde só deve ser utilizada por quem quer emagrecer está muito enganado. A preparação é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, manganês e fósforo e possui boas quantidades de amido resistente - fibra complexa que não é digerida pelo corpo e que funciona como alimento para as bactérias benéficas do intestino. Com isso, melhora a imunidade e o funcionamento do intestino, evitando prisão de ventre e prevenindo o câncer. Além disso, previne o diabetes tipo 2, diminui os níveis de colesterol, ajuda na perda de peso e combate a depressão.
Além de muito simples de preparar, o puré de banana verde é uma base saudável para muitas receitas doces e salgadas. Não interfere no sabor do prato e funciona como espessante, podendo substituir maionese, creme de leite, óleo, farinha de trigo, soja, amido de milho...
Para preparar a biomassa, você só precisa das bananas verdes, de água e de uma panela de pressão. Veja como é simples:
Separe as bananas do cacho, deixando um pedacinho do cabo, para que fiquem bem fechadas. Lave muito bem e coloque na panela de pressão com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela e leve ao fogo, deixando cozinhar por 8 a 10 minutos depois que atingir a pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Abra a panela de pressão e descasque as bananas, ainda quentes, com a ajuda de uma faca. Retire a polpa e bata no liquidificador com um pouquinho de água fervente, até virar uma pasta bem cremosa. Utilize em seguida ou guarde na geladeira por até 7 dias.
Para facilitar a vida, prepare em maior quantidade e congele em forminhas de gelo, por até 3 meses. Descongele em banho-maria e use em sucos, vitaminas, pães, bolos, patés, mingaus, mousses, brigadeiro, sopas. Coloque um cubinho no feijão, no molho de tomate, no puré de batatas...
Comentários
Postar um comentário