Clericot
Primo da sangria e do ponche, o clericot é uma bebida feita com vinho branco e frutas. Apesar de ter sido criado na França, se espalhou de tal forma da Argentina e no Uruguai que muita gente acha que é originário aqui da América do Sul.
Além de ser lindo e aromático, é uma bebida muito leve e refrescante.
As receitas variam muito. Pode ser feito com vinho branco ou espumante; com água gasosa, refrigerante de limão ou água tônica... Tem quem acrescente suco de laranja ou alguma bebida mais forte, como gim, conhaque ou vermute. O mais tradicional, porém, é colocar uma dose de licor de laranja. As frutas podem ser adicionadas conforme o gosto do freguês: laranja, maçã, abacaxi, morango, kiwis, uva, pêssego, pera... Eu gosto com laranja e morango e mais uma ou duas frutas, no máximo.
Em uma jarra de vidro, coloque uma garrafa de vinho branco, uma laranja (com casca) cortada em rodelas e morangos cortados em pedaços grandes. Junte mais uma ou duas frutas de sua preferencia. Coloque na geladeira e deixe por duas horas, pelo menos, para que o sabor das frutas se incorpore bem ao vinho. Na hora de servir, coloque 250ml de água gasosa (gosto de usar H2O), gelo a gosto e o licor de laranja, se desejar.
Comentários
Postar um comentário