Pudim de leite condensado
Sem dúvida, uma das sobremesas mais apreciadas do Brasil. Apesar de muito fácil de fazer, não é rápido. Demora um pouco para assar e precisa de algumas horas de geladeira antes de desenformar. A dica é preparar de véspera...
Sua origem é bastante controversa. Os britânicos reivindicam a autoria do pudim como um prato salgado, uma espécie de carne compactada da Europa medieval. No Brasil, é mais conhecido por sua versão doce, que provavelmente teria surgido nos conventos portugueses. Em Portugal, tem várias versões: pudim de leite, pudim de coalhada, flan, pudim marfim, pudim de nata... As receitas preparadas com ovos, farinha, açúcar, leite e baunilha evoluíram e se chegou ao popular pudim de leite condensado. Os mais ortodoxos questionam essa evolução, mas o fato é que o doce virou um sucesso. Hoje, se encontra pudim de leite condensado de vários sabores: de coco, de chocolate, de maracujá, de café, de ameixa, de nozes, de pão, de milho...
Segue abaixo a receita do pudim de leite condensado "clássico".
2/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de água
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
4 ovos
Leve a água e o açúcar ao fogo mínimo na própria forma de pudim e deixe ferver até virar caramelo. Reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, os ovos e o leite. Coloque na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria até ficar firme (entre 30 minutos e 1 hora e meia).
Se quiser o pudim sem furinhos, asse em forno preaquecido a 180ºC e coloque água fria no banho-maria. Asse na grade superior do forno, longe da chama. Se quiser com furinhos, asse em forno preaquecido a 220ºC com água do banho-maria bem quente. Depois de frio, leve à geladeira por, no mínimo, 6 horas.
Para desenformar, aqueça rapidamente o fundo da forma (cerca de 10 segundos) e passe uma faca sem ponta por toda a lateral. Incline levemente a forma e afaste levemente o pudim, com a faca, para que entre um pouco de ar na lateral. Apoie sobre um prato de servir de bordas altas (para não derramar a calda) e retire a forma com cuidado.
Comentários
Postar um comentário