Caramelo salgado
Beurre salé é o meu sabor favorito de macarons. Descobri os dois na França, faz muito tempo. Anos depois os dois começaram a chegar ao Brasil, mas ainda não achei macarons tão gostosos quanto os da Ladurée. O caramel au beurre salé chegou com o nome de caramelo salgado e ainda não é tão comum... Originário da Bretanha, é sabor de balas, sorvetes, crepes e o que mais vier. Absolutamente delicioso!
Com a pandemia do Coronavirus e as viagens totalmente suspensas, me bateu uma abstinência de caramelo salgado... Aí, dia desses, fiz um bolo de bananas e resolvi dar uma pesquisada no tal do caramelo. Surpresa!!! Facílimo de fazer. Foi a minha maior alegria culinária em um bom tempo...
Eu, por mim, como de colher mesmo, mas dá para usar como calda e recheio de bolos e tortas, para docinhos e bombons, comer com frutas e o que mais vier.
1 xícara de açúcar
meia xícara de água
1 colher de manteiga (gosto com sal)
1 caixinha de creme de leite
1 colher (chá) de flor de sal
Em uma panela alta, coloque o açúcar, a água e a manteiga e leve ao fogo alto. Deixe ferver até ficar da cor de guaraná. Desligue o fogo. Acrescente o creme de leite (em temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido) e mexa sem parar até ficar homogêneo. Junte a flor de sal e misture. Se ficar empelotado, ligue o fogo baixo e vá mexendo até dissolver as pedrinhas.
Se desejar, dependendo de como vai usar, dá para adicionar nozes ou outras castanhas. Uau!!! Isso está me dando umas ideias... lembrei das pralines de noz peça da Louisiana.
Comentários
Postar um comentário