Yakisoba

Hoje resolvi fazer um yakisoba para o almoço porque é muito gostoso, prático e versátil. 
O prato é de origem chinesa mas ficou muito popular no Japão também e a verdade é que pode ser encontrado em todos os países, não só do oriente mas do mundo inteiro.
Prato único, reúne carnes e legumes variados com o tradicional macarrão oriental. Você pode escolher em função do seu paladar ou do que tiver na sua geladeira. Eu gosto de fazer misturando carne bovina e frango e meus legumes preferidos são brócolis, cenoura, couve-flor, pimentão vermelho e cogumelos. São muito usuais, ainda, acelga, repolho, broto de feijão, vagem, ervilha, broto de bambu, abobrinha e outros tipos de cogumelos...


350g de macarrão para yakisoba
1 cebola grande picada em gomos
1 fio de óleo (se for de gergelim, fica ainda mais gostoso)
1 cabeça média de brócolis
1 cabeça média de couve flor
250 ml de molho para yakisoba ou 1 xícara de caldo de carne
molho shoyu a gosto
400g de carne cortada em tirinhas (gosto de usar frango e carne bovina misturados)
100g de cogumelos paris
3 cenouras cortadas em tiras
2 pimentões vermelhos em tiras
gengibre picadinho a gosto

Em um fio de óleo, refogue a cebola. Acrescente a carne e vá mexendo, até perder a cor de crua. Comece a adicionar os legumes, colocando primeiro os mais firmes. Vá temperando com o molho shoyu. Conforme for adicionando o restante dos ingredientes, comece a colocar o caldo de carne dissolvido (ou o molho para yakisoba) para a panela não secar. Tem que ter sempre um pouquinho de molho no fundo da panela para cozinhar os legumes. Se gostar, pode colocar um pouquinho de molho teriyaki pronto para temperar, mas eu uso só o shoyu mesmo. Vá provando o sal, conforme for adicionando o shoyu.
Em outra panela, cozinhe o macarrão em água fervente e sal, escorra e reserve.
Quando os legumes estivem al dente, desligue o fogo, adicione o macarrão e misture bem para incorporar tudo. Se gostar, finalize com gergelim ou amendoim torrado, sem casca, por cima. Sirva a seguir.


Comentários

Postagens mais visitadas