Gersal

Você já conhece o gersal? Aquela farofinha deliciosa, geralmente disponível nos restaurantes naturais, que dá um sabor especial às saladas de folhas e ao arroz integral? Conheci nos anos 80 e me apaixonei. Desde então, sempre tem aqui em casa. No início eu comprava pronto, nos próprios restaurantes, mas depois não se achava mais em lugar algum e eu comecei a fazer em casa. Daí descobri que fica ainda mais gostoso e é muito simples de preparar. Não conhece ainda? Que tal experimentar? Além de muito gostoso, acrescenta importantes nutrientes às refeições. 
O gersal, ou sal de sésamo, nada mais é do que as sementes de gergelim tostadas com sal marinho. Pode ser preparado com o gergelim branco ou preto e combina com quase todos os alimentos do dia a dia. É muito rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como o cálcio - importante para fortalecer a saúde dos ossos.


Para prepará-lo você só vai precisar das sementes de gergelim e do sal marinho, na proporção de 5 colheres (sopa) de gergelim para 1 colher (chá) de sal. Coloque o gergelim em uma frigideira alta e leve ao fogo baixo. Acrescente o sal e misture bem. Sempre mexendo, deixe torrar por cerca de 5 minutos, até que o delicioso perfume se espalhe pela cozinha. Deixe esfriar um pouco e triture com o auxílio de pilão, liquidificador, mixer ou processador.

Comentários

Postagens mais visitadas