Bolo de pão de mel
Quando jovem, eu não gostava muito de pão de mel. Achava seco e sem graça... Mas, naquela época, eu só conhecia os industrializados, que são, de fato, muito ruins... Quando conheci os pães de mel mais artesanais, a coisa foi mudando um pouco... Claro que ainda existem os ruins, mesmo entre os artesanais, mas quando ele é fofinho e cheio de sabor... hummmm... é perfeito. Adoro! E tenho um ranking aqui, dos top 5 😉
Como uma das coisas que mais gosto de fazer na cozinha é bolo, sempre me perguntava o motivo de tanta preguiça de fazer pão de mel. E era o fato de dar trabalho, por ser individual, pequeno, recoberto com chocolate... Mas sendo uma coisa tão deliciosa, seguia aparecendo nos meus sonhos... E aí, então, veio a ideia fazê-lo grande, recheadinho e coberto com chocolate, claro, mas sem a trabalheira toda. Segue aí, então, a receita do bolo de pão de mel.
150g de açúcar mascavo
115g de manteiga
2 ovos
250g ou 175ml de mel
300g de farinha de trigo
30g de cacau em pó
15g de bicarbonato de sódio
2g de sal
3g de canela em pau
3g de cravo
1 pitada de pimenta do reino moída
236ml de leite em temperatura ambiente
Para o recheio:
100g de doce de leite cremoso
Para a ganache:
300g de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite
Obs: a proporção varia em função do tipo de chocolate e do ponto em que deseja a ganache
Em uma vasilha, bata a manteiga com o açúcar mascavo até virar uma reme bem fofo. Adicione os ovos, batendo bem para incorporar. Em seguida, junte o mel.
À parte, misture a farinha de trigo, o cacau em pó, o sal e o bicarbonato de sódio.
Em uma frigideira, adicione a canela em pau, os cravos e a pimenta-do-reino. Toste em fogo baixo até ficar bem perfumado. retire do fogo, triture as especiarias e misture aos ingredientes secos.
Delicadamente, incorpore os ingredientes secos à mistura de ingredientes molhados, alternando com o leite. Transfira a massa para uma forma previamente untada com manteiga e cacau em pó. leve ao forno preaquecido a 180º, por cerca de 30 minutos. Deixe o bolo esfriar na forma por 20 minutos antes de desenformar.
Com o bolo já frio, corte o topo com uma faca de serra para tirar o arredondado e divida o bolo ao meio, horizontalmente. Espalhe uma generosa quantidade de doce de leite em uma das metades do bolo e cubra com a outra metade. Cubra com a ganache, espalhando com uma espátula ou faca.
Se quiser fazer os mini-bolos, corte com um cortador de biscoitos e só então coloque a ganache por cima. Se quiser ter muito trabalho e fazer os pães de mel individuais banhados no chocolate, como bombons, boa sorte... Não vai fazer a ganache e sim usar o chocolate derretido em forminhas de silicone, num processo lento e chato, do qual estou correndo.
Para a ganache
Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio, para servir de base para o banho-maria. Pique o chocolate em pequenos pedaços e coloque em uma vasilha de vidro ou inox. Arrume a tigela na panela com água fervente, sem encostar no fundo (o vapor da água deve ser a fonte de calor) e vá derretendo o chocolate, lentamente. Misture o creme de leite e mexa bem, até formar uma mistura lisa. Retire do banho-maria e deixe esfriar. Nesse ponto, estará pronta para usar como calda para bolos, cobertura de doces na travessa e sobremesas geladas.
Para usar no saco de confeitar (ponto de bico), cubra com filme plástico e deixe descansar fora da geladeira por cerca de 3 horas, até firmar bem. Mexa até ficar bem cremoso e brilhante. Quanto mais você mexer, mais brilhante ficará. Quanto mais firme desejar, mais tempo deixe descansar em temperatura ambiente.
Comentários
Postar um comentário