Bolo simples - para comer morno com geleia ou creme ou os dois
Tem coisa mais confortável food que um bolo recém-assado, bem simples, para comer ainda quentinho, com geleia ou creme? Para mim, não. Tudo bem que sou suspeita porque a-do-ro fazer e comer bolo, mas se fosse você, experimentava esta delícia...
Quanto à geleia, tenho várias restrições à maioria das industrializadas. Pouca fruta, muito açúcar, líquida demais... Eu gosto dela bem pedaçuda, com pouco açúcar e muito sabor da fruta. Minha preferida é a de morango e, quando estão na época, fica moleza de fazer em casa.
4 colheres (sopa) de manteiga (+- 180 g)
2 xícaras de açúcar
3 gemas
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó peneirado
2 colheres (sopa) de maisena peneirada
1 xícara e meia de leite com 1 pitada de sal
Numa tijela, misture bem a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e bata bem, até ficar grudado. Em seguida, adicione a farinha, a baunilha, a maisena e o leite e misture muito bem. Por fim, junte o fermento e as claras em neve e misture delicadamente, sem bater. Disponha em forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido em temperatura média (entre 180º e 200º C). Espere esfriar um pouco para desenformar.
Para a geleia de morangos:
1 caixa de morangos
2 colheres de açúcar
suco de 1 limão
Misture, em uma panela, o suco de limão e o açúcar. Junte os morangos lavados e sem os cabinhos e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por alguns minutos. Não deixe cozinhar muito, para que as frutas não desmanchem.
Comentários
Postar um comentário